APRESENTAÇÃO

Visitando vários blogs de decoração,conheci o blog Brincando de casinha, da Mari Mello,conforme lia aquela postagem fui vendo que os meus sonhos poderiam tornar-se realidade,"a minha realidade".E resolvi fazer este blog, que ele possa tambem te ajudar a compreender que podemos decorar nossas casas simples ,com algo possível e muito amor,fazendo com que elas ,muitas vezes pequenas,como a minha, se tornem lugares bonitos e gostosos de se estar.
Que voce se torne uma seguidora deste blog.

Um grande abraço

Tina
relojes web gratis

Seguidores

VISITEM VOCES VÃO ADORAR!!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

FOGÃO DE LENHA - um pouquinho de RUBEM ALVES

Qual é o lugar mais importante da sua casa? Eu acho que essa é uma boa pergunta para início de uma sessão de psicanálise. Porque quando a gente revela qual é o lugar mais importante da casa, a gente revela também o lugar preferido da alma. Nas Minas Gerais onde nasci o lugar mais importante era a cozinha. Não era o mais chique e nem o mais arrumado. Lugar chique e arrumado era a sala de visitas, com bibelôs, retratos ovais nas paredes, espelhos e tapetes no chão. Na sala de visitas as crianças se comportavam bem, era só sorrisos e todos usavam máscaras. Na cozinha era diferente: a gente era a gente mesmo, fogo, fome e alegria .....Tenho saudade do que já foi, as velhas cozinhas de Minas, com seus fogões de lenha, cascas de laranja secas, penduradas, para acender o fogo, bule de café sobre a chapa, lenha crepitando no fogo, o cheiro bom da fumaça, rostos vermelhos. Minha alma tem saudades dessas cozinhas antigas... (Rubem Alves)



As pessoas da cidade, que só conhecem a chama dos fogões a gás, ignoram a arte que está por detrás de um fogão de lenha aceso. Se os paus grossos, os paus finos e os gravetos não forem colocados de forma certa, o fogo não pega. Isso exige ciência. E depois de aceso o fogo é preciso estar atento. É preciso colocar a acha suplementar, do tamanho certo, no lugar certo. Quem acende o fogo do fogão de lenha tem de ser também um atiçador.(Rubem Alves)


O fogão de lenha nos faz voltar "às residências de outrora, as residências abandonadas mas que são, em nossos devaneios, fielmente habitadas" (Bachelard). Exupèry, no tempo em que os pilotos só podiam se orientar pelos fogos dos céus e os fogos da terra, conta de sua emoção solitária no céu escuro, ao vislumbrar, no meio da escuridão da terra, pequenas luzes: em algum lugar o fogo estava aceso e pessoas se aqueciam ao seu redor.( Rubem Alves)



Já se disse que o homem surgiu quando a primeira canção foi cantada. Mas eu imagino que a primeira canção foi cantada ao redor do fogo, todos juntos se aquecendo do frio e se protegendo contra as feras. Antes da canção, o fogo. Um fogo aceso é um sacramento de comunhão solitária. Solitária porque a chama que crepita no fogão desperta sonhos que são só nossos. Mas os sonhos solitários se tornam comunhão quando se aquece e come.( Rubem Alves)

Oi amigas...sou mineira( não de nascimento mas de coração) e como boa mineira não podia deixar faltar na minha cozinha ,o bom fogaõ à lenha,aí está ele (bem detonadinho,é muito usado...)Me identifiquei muito com tudo que Rubem Alves escreveu  em A CASA DE RUBEM ALVES , não podia deixar de compartilhar com voces.......Rubem Alves  ainda escreve ...-
.....Nas casas de Minas a cozinha ficava no fim da casa. Ficava no fim não por ser menos importante mas para ser protegida da presença de intrusos. Cozinha era intimidade. E também para ficar mais próxima do outro lugar de sonhos, a horta-jardim. Pois os jardins ficavam atrás. Lá estavam os manacás, o jasmim do imperador, as jabuticabeiras, laranjeiras e hortaliças. Era fácil sair da cozinha para colher xuxús, quiabo, abobrinhas, salsa, cebolinha, tomatinhos vermelhos, hortelã e, nas noites frias, folhas de laranjeira para fazer chá.....          Minha cozinha tambem fica no final da casa, e minha horta-jardim tambem fica ali atrás.

 

 Aí amigas, compartilhei com voces o lugar mais importante de minha casa(ao meu ver),meu fogão à lenha e minha horta-jardim, espero que tenham gostado.  Se quizerem ver na íntegra o que Rubem Alves escreveu
um grande abraço

17 comentários:

  1. Ola Tina
    Seja muito bem vinda à bobosfera!
    Também adoro as cronicas do Rubens Alves principlamente qundo ela fala sobre as cozinhas, as comidas e as histórias.
    Morei 7 anos na roça e sinto saudades até hoje do meu fogão à lenha. E bem verdade que não sei pilotá-lo muito, mas depois que o fogo ascende ai eu me viro. E que delicia o perfume que exala para a casa toda, e a comida então! Sabor incomparável.
    Adorei conhecer seu cantinho ver sua cozinha, seu fogão e a hortinha.
    Obrigada por compartilhar.
    Bjus e uma linda semana

    ResponderExcluir
  2. OI MININA TINA...DEIXA TE CONTAR UAM COISA...DOREI TEU BLOG SÔ!!
    O CÊ ASSIM COMO EUZINHA, É MINEIRIM DE CORAÇÃO!!
    TAMBÉM FUI CRIADA NAS MINAS GERIAS, NO SUL DAS MINAS GERIAS..TERRA QUE AMO DE PAIXÃO!!
    MORO HÁ 3 ANOS EM CAMPINAS...CIDADE GRANDE!!
    AQUI NINGUÉM SERVE CAFÉZIM COM PÃO DE QUEIJO NÃO!!NEM TEM MESA DE QUITANDA COM TEM NAS MINAS GERAIS UAI!!

    SINTO TANTA FALTA AMIGA....MAS TÔ SEMPRE POR LÁ, MATANDO AS SAUDADES!!
    GOSTEI DE SEU BLOG...VC TEM UM POUQUIM DE MIM....AMO RUBEM BRAGA, FOGÃO DE LENHA, ARTESANATO, COZINHA MINEIRA E TUDO DE BONITO QUE TEM POR ESTE MUNDÃO DE MEU DEUS.
    ME VISITE!!
    v
    http://janelasecaminhos.blogspot.com/
    BEIJUS E FICA COM DEUS..INTÉ!!
    Mª RITA

    ResponderExcluir
  3. nossa e o sabor da comiga no fogão a lenha é o maximo só vim conhecer ele com meus 35 anos em minas e sonho em fazer um em minha casa e vou fazer com certeza na fazendo do meu ex marido tinha e eu não abria mão de chegar e ir cozinhar para odos os funcionarios fazia aquele almoço enorme com o franquinho caipira,as verduras colhidas na horta e na mesa enorme de toco feita na varanda que saudades,bjsssss

    ResponderExcluir
  4. feliz quem tem um fogão à lenha,uma hortinha no fundo do quintal.

    ResponderExcluir
  5. OLA MENINAS, PARA MINHA FELICIDADE DEPOIS DE 24 ANOS ED CASADA MORANDO EM CIDADE GRANDE CONSEGUI MEU FEITO E GOSTARIA DE DIVIDIR COM VCS... GANHEI MEU FOGAO A LENHA, Q ME TRAZ TANTA SAUDADE DO SINTIO EM Q FUI CRIADA E MEIO AO VERDE DA MATA E HORTAS Q MINHA MAE CULTIVAVA NO FUNDO DE NOSSO QUINTAL... HOJE DEPOIS DO MEU LINDO FOGÃO SÓ QUERO UMA UNICA COISA, PEGAR MINHA MÃE QUERIDA E FAZER PRA ELA AQUELA COMIDINHA DELICIOSA QUE ELA NUNCA MAIS COMEU DE UM FOGÃO A LENHA BJUZZZZZZZZZZZZZZZZZ CLAUDIA

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Parabens!!! Adorei o comentario, reviver o passado...quero compartilhar comprei uma terra com muita agua e estou sonhando com meu fogao a lenha para eu tambem cozinhar para minha mae que tanto me serviu quando criança...
    Agradeço pelas belas frases que simbolizam que nao sou unica...rssrs

    Um grande abraço a todos.
    Debora Almeida

    ResponderExcluir
  7. Olá! Adorei seu blog..viajamos nele...morei no interior de MG, no Sul de MG e, agora vovó, depois de certo tempo, a roça está me chamando...vou voltar e, no momento, apenas viajando nas imagens, como diz você.."sonhando e realizando"....., saudades do meu fogão 'a lenha, meu jardim, das montanhas , do cheiro de MG...do frio..., da roça...., das prosas..muito bom viajar com você, obrigada, quem sabe vou conhecer sua cidade...., estou procurando um local....beijos!!

    ResponderExcluir
  8. amiga, fiquei tao feliz de ver que vc curte as coisas simples e bonitas da vida ...tal como este fogao a lenha. Tambem tenho o meu...Acho que e muito gostoso ficar a beira dele curtindo com o nosso amor o que a vida simples pode nos proporcionar....felicidade.

    ResponderExcluir
  9. Lendo hoje, com frio e desejando ter um fogão a lenha com o rabo bem grande para esquentar. Saudades da minha infância.

    ResponderExcluir

SEUS COMENTÁRIOS ME FAZEM FELIZ