APRESENTAÇÃO

Visitando vários blogs de decoração,conheci o blog Brincando de casinha, da Mari Mello,conforme lia aquela postagem fui vendo que os meus sonhos poderiam tornar-se realidade,"a minha realidade".E resolvi fazer este blog, que ele possa tambem te ajudar a compreender que podemos decorar nossas casas simples ,com algo possível e muito amor,fazendo com que elas ,muitas vezes pequenas,como a minha, se tornem lugares bonitos e gostosos de se estar.
Que voce se torne uma seguidora deste blog.

Um grande abraço

Tina

Seguidores

VISITEM VOCES VÃO ADORAR!!

sexta-feira, 30 de abril de 2010

CIMENTO QUEIMADO

            Na quarta aula do curso de decoração Casa Cláudia , Regina Adorno fala sobre revestimentos para pisos e paredes. Achei interessantíssimo cada detalhe da aula. E achei muito legal uma reportagem relacionada com o tema , escrita por Helene Zaro Koller :"Vá de cimento queimado".Vou postar aqui um pedacinho, e algumas fotos, espero que voces gostem, e é uma idéia muito boa ,pois ,
(...é uma opção rústica ,elegante e, ao mesmo tempo barata...)

O cimento queimado conquista fãs por ser uma opção rústica, elegante e, ao mesmo tempo, barata. Mas nada é tão simples: para garantir um piso sem rachaduras e outros defeitos, é preciso atentar para algumas dicas, contar com um profissional especializado e ter uma boa receita em mãos. Há sugestões até como revestimento de bancada e parede! 


Nesta cozinha, o piso de cimento queimado faz bonito, aliado ao ladrilho hidráulico, que forma um tapete no centro do ambiente. O experiente empreiteiro fez uso da seguinte receita: para 4 m² (4 mm de espessura), a massa levou 1 saco de 50 kg de pó de mármore, 1 saco de 25 kg de cimento branco estrutural, 1 litro de adesivo Bianco (da Otto Baumgart) para dar liga à mistura e água até obter consistência pastosa. Sobre o contrapiso nivelado, ele dispôs filetes plásticos que servem de junta de dilatação, evitando trincas, e passou Bianco com brocha (neste caso, melhora a aderência da massa à base). Ela foi aplicada a seguir e alisada com desempenadeira de aço. No dia seguinte, uma lixa fina acabou com as irregularidades. Panos molhados cobriram a superfície por três dias. Ao tirá-los, os pedreiros lixaram o piso e passaram resina própria para pedra. Projeto de Alan Chu e Cristiano Kato.


Sobre o contrapiso nivelado, o empreiteiro instalou juntas plásticas de dilatação (Granitorre) a cada 2 m². Ao kit pronto (Ladrilar), composto de cimento branco estrutural, pó de quartzo e pigmento terracota-claro, ele adicionou Bianco diluído em água até obter uma mistura pastosa, como uma massa corrida. Uma dica importante: a quantidade de água influi no tom do piso, por isso o ideal é fazer tudo no mesmo dia. A argamassa foi aplicada com desempenadeira de madeira e alisada com desempenadeira de aço. Cerca de quatro dias depois (cura), removeram-se as imperfeições da superfície com lixa de água nº 220. Lavou-se o piso e, para evitar manchas, passaram-se três demãos de resina acrílica Fuseprotec (Fusecolor). A cada dois meses, o piso recebe cera líquida incolor à base de silicone. Projeto de José Carlos Sérgio.

 A receita do piso de cimento queimado desta casa de praia seguiu os moldes tradicionais, levando cimento estrutural branco, um pouco de cimento cinza e areia branca lavada. O toque inusitado fica por conta das juntas: no lugar das conhecidas tiras de latão ou plástico, desenharam-se frisos paralelos, que enfeitam e também permitem a dilatação do material. Como fazer? Além do cimento queimado, repare que o piso exibe placas cerâmicas de 10 x 10 cm, que realçam a superfície e determinam a distância entre os frisos. A equipe do arquiteto começou demarcando a paginação, com barbantes esticados acima do nível do piso. Antes da aplicação da massa de cimento, assentaram-se as cerâmicas no contrapiso. Depois, com o cimento ainda mole, colocaram-se vergalhões de ferro para formar os frisos. As peças foram retiradas antes de a superfície endurecer completamente. Projeto de Cadas Abranches.
Na entrada desta casa, ladrilhos hidráulicos formam um par charmoso com o cimento queimado. A princípio, a instalação do cimento queimado com Pó Xadrez foi feita a olho, mas não deu certo e um especialista foi chamado para refazê-lo. Ele dá a dica: “O cimento precisa ser aplicado no mesmo dia em que se prepara o contrapiso, pois ambos devem secar juntos”. Ao combiná-lo com ladrilhos, assente essas peças antes, pois é o cimento que dá acabamento ao piso. Projeto de reforma de Carlos Verna.


Aqui, o pedreiro preparou uma nata de consistência semelhante à de um creme de leite apenas com água e cimento, aplicou no piso e passou a desempenadeira de metal. Antes que a massa secasse, jogou o pó de cimento. Juntas de dilatação de plástico, colocadas a cada metro, isolam a movimentação dos pisos e evitam trincas. Projeto de René Fernandes Filho

Voces gostaram da idéia de cimento queimado no piso? Querem ver mais ? ... aí vai o link:

http://casa.abril.com.br/materias/pisos/va-cimento-queimado-479297.shtml


tchauzinho - até mais!!                                 

domingo, 25 de abril de 2010

NOVO USO


Sabe aquele móvel que está guardado lá no fundo de casa sem uso? Aquele...que voce acha antigo e sem graça, que ganhou de presente da vovó, da tia , da sogra...Olhe para ele com outros olhos , com criatividade, voce pode fazer dele algo encantador, que vai chamar a atenção de todos que forem aí te visitar, e olhe , ninguém terá igual , um móvel exclusivo , só seu...Veja alguns exemplos que encontrei na internet , talvez voce se inspire em algum, e bom trabalho!!


Esta penteadeira guanhou um novo visual e virou uma linda escrivaninha.



Esta é agora um aparador

O armário que foi muito tempo na sala da vovó, é agora um guarda roupas no quarto.

A velha máquina de costura e o armário capelinha , são agora barzinho.
A escada virou estante para livros

O criado mudo mesmo sem uma porta é agora mesinha de canto, e outra penteadeira escrivaninha
Agora pasmem!! uma linda e antiga geladeira, que é agora um armário no escritório.

Voce pode fazer o que quizer com seus móveis antigos que estão guardados ,criados mudo podem virar mesinha de telefone,penteadeiras podem se tornar lindos barzinhos no cantinho da sala,e o que mais sua criatividade alcançar , basta sonhar um pouquinho , e mãos à obra !
Se voce  fizer alguma coisa legal, mande foto , que colocarei na nossa página "MOSTRANDO MINHA DECORAÇÃO"  aí vai o endereço - donatinadias@yahoo.com.br


quarta-feira, 21 de abril de 2010

FLORES NA JANELA

              Gosto muito de flores,e um de meus sonhos que ainda não se tornaram realidade, (mas vai se tornar, se Deus quizer), são flores na janela, acho romântico, dá impressaõ de casa  com família feliz, sempre fico imaginando minhas janelas com flores, (acho que vou ter de trocar as janelas rsrsrs), mas vendo estas fotos , resolvi postar, para que voces tambem se encantem com tanta beleza. Aproveitem, e tirem idéias, para suas janelas.


 
Voces repararam como são sempre gerânios? vermelhos, rosa...Gerânios pendentes, ficam lindos em jardineiras, não é difícil de cuidar, e precisam de bastante sol para florescer .Mas...acho que esta cor de rosa não são gerânios! 

                                                                                                                                                                                                                                                                    
Estas duas são singelas e lindas
Nesta aqui exageraram, mas tambem ficou bonita...


O que voce achou, gostou desta postagem?
então comente, estou esperando!

 

sábado, 17 de abril de 2010

bolo na caneca

                                      BOLO NA CANECA

Recebi uma mensagem muito legal de uma prima e amiga muito querida,ali ela diz que vendo a postagem sobre flores nas xícaras , ela se lembrou de umas receitas super fáceis de fazer, o bolo na caneca, disse que já fez e fica muito bom,vamos experimentar também?

de chocolate (rende 2 porções)
2 canecas com capacidade de 150 ml

1 gema
6 colheres (sopa) de leite condensado
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de leite
2 colheres (sopa) de chocolate em pó
5 colheres (sopa) de farinha de trigo peneirada
1 colher (café) de fermento químico
1 clara batida em neve

Cobertura

Leite condensado misturado com chocolate em pó a gosto
Em uma tigela ponha a gema, o leite condensado, a manteiga, o leite e o chocolate em pó. Bata com batedor de arame vigorosamente por três minutos. Acrescente a farinha de trigo e o fermento, e misture bem. Junte clara em neve e incorpore à mistura, mexendo com delicadeza.
Distribua nas canecas e asse por 25 minutos, a 180 graus em forno preaquecido. Se preferir, asse-o em forno microondas. Nesse caso, apenas 3 minutos em potência máxima bastam. Retire do forno e, enquanto ainda estiver quente, faça alguns furos com um palito e despeje o leite condensado misturado com o chocolate. Decore como quiser.



 de laranja ( rende 1 porção)
1 ovo

3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de suco de laranja
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento químico.
Cobertura

2 colheres (sopa) açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de suco de laranja
Coloque o ovo na caneca e bata com o garfo. Adicione o óleo, o açúcar e o suco de laranja e misture. Agregue a farinha, o fermento e misture até uniformizar. Leve por três minutos ao microondas em potência máxima.
Cobertura

Junte tudo e cubra o bolo
Dica: Vale trocar o suco de laranja pelo de limão. Mas, para essa substituição, em vez de 4 colheres (sopa) do sumo da laranja, use 2 colheres (sopa) do limão, pois o sabor é mais acentuado.

de leite de côco (rende 1 porção)


1 ovo

2 colheres (sopa) de leite de coco
2 colheres (sopa) de leite
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
5 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (sopa) rasa de coco ralado
1 colher (café) de fermento químico

Cobertura
2 colheres (sopa) de açúcar de confeiteiro
3 colheres (chá) de leite de coco
Coco ralado
Despeje o ovo inteiro na caneca e bata. Em seguida, junte o óleo, o açúcar, o leite de coco e misture bem. Acrescente a farinha, o fermento e mexa até a massa ficar uniforme. Leve por três minutos ao microondas na potência máxima. Cubra o bolo e polvilhe coco ralado.
Dica: Depois de preparar a massa, passe manteiga e polvilhe farinha em outra caneca e despeje a massa. Assim, o doce não gruda e não quebra ao desenformar.

de fubá com goiabada (rende 1 porção)


1 ovo

3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) rasas de açúcar
4 colheres (sopa) de leite
2 colheres (sopa) rasas de fubá
4 colheres (sopa) rasas de farinha de trigo
1 colher (café) de fermento em pó
Cobertura

2 colheres (sopa) de goiabada
1 colher (sopa) de água
Derrame o ovo na caneca e bata com o garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite e o fubá e misture. Coloque a farinha de trigo e o fermento e mexa até dar o ponto. Leve por três minutos no microondas em potência máxima.
Cobertura

Pique a goiabada, junte a água e ponha no microondas por um minuto. Espalhe sobre o bolo.

Dica: Em vez de goiabada, cubra o doce com geléias de sabores diferentes.

__http://www.lucianopires.com.br____            
                                                                           comente esta postagem
                                                                                 
                                                                   

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PRATELEIRAS

prateleiras

Vamos continuar conversando sobre cozinhas,que prá dizer a verdade é o lugar
onde nós mulheres mais ficamos.Hoje vamos falar de prateleiras na cozinha.Já tive há algum tempo atrás,acho legal,são práticas e ficam bonitas, quando bem organizadas, nada
de jogar as coisas de qualquer jeito encima delas,tem que ser arrumadinho.

Uma única prateleira de madeira de fina espessura em L expõe azeites e outros condimentos.



Branca e azul...linda!!!

tudo à mão...prática né?
Esta tambem é bem prática,pois tem ganchinhos para xícaras
e canecas,o modelo de baixo é bem parecido,vejam...


Nesta foi colocado até os livros de receitas

As prateleiras são de fórmica clara,facilitando a limpeza.

Se voce tiver pouco lugar no armário,se a sua cozinha for pequena,
ou se voce simplesmente gosta de prateleiras, deixo estas idéias ,espero que
sejam úteis. Aqui no fim da postagem, tem um lugarzinho escrito
"comentários",clique ali,e deixe o seu comentário.Voce gostou?
foi útil prá voce?

Deus te abençoe!
                                                                      
  

segunda-feira, 12 de abril de 2010

COZINHAS

COZINHAS
Li outro dia em uma revista que a cozinha não é mais apenas um lugar onde se prepara e faz as refeiçoes, é também um lugar de encontros da família, e de longos bate papos com amigos.Vou postar algumas aqui, talvez voce encontre  alguma decoração que voce goste ,e possa fazer alguma modificação na sua cozinha.  Vamos lá...




Romantica
Adoro pratos na parede!

lindinha,com as cortininhas...e o tapetinho de retalhos!

Gostei desta também, mas parece que panelas encima do fogão
não dá muito certo,não é  verdade?

Esta é a minha cara...adorei
Um clima aconchegante de fazenda

Como fica bonito cortininhas bem colocadas.Olha o fogão de lenha
com a "taipa" meio arredondada,achei super legal!
enfim...
"A cozinha é o mundo mais fascinante da casa, o mais coletivo. Um espaço que reúne sobrevivência, prazer, refinamento e civilização." (Nélida Piñon)
                                                                
                                                                                            

EXPRERIÊNCIA

EXPERIENCIA...
Neste fim de semana ao arrumar a minha casinha, resolvi colocar flores,me inspirando na postagem de sexta - feira:"XICARAS DE CHÁ , IDÉIA MARAVILHOSA!", e ficaram assim :

Na mesa da cozinha...as flores são do meu bouganvile (aqui na nossa região chamamos de primavera),
ficou um pouco apagado,as flores são bem clarinhas, mas eu gostei...


Olhando mais de perto.
O bule era da tia Zita, da marca Adelinas,conforme o Guia de marcas do Porcelana Brasil,data de
1939 a 1945, é uma de minhas relíquias.

Este ficou encima da pia,ficou mais alegrinho.
Viu como que  com o que temos podemos tambem fazer arranjos bonitinhos?
com flores do quintal , não gastei nada, e todos que chegavam na cozinha achavam bonito,
e o ambiente se tornou ainda mais alegre.