APRESENTAÇÃO

Visitando vários blogs de decoração,conheci o blog Brincando de casinha, da Mari Mello,conforme lia aquela postagem fui vendo que os meus sonhos poderiam tornar-se realidade,"a minha realidade".E resolvi fazer este blog, que ele possa tambem te ajudar a compreender que podemos decorar nossas casas simples ,com algo possível e muito amor,fazendo com que elas ,muitas vezes pequenas,como a minha, se tornem lugares bonitos e gostosos de se estar.
Que voce se torne uma seguidora deste blog.

Um grande abraço

Tina
relojes web gratis

Seguidores

VISITEM VOCES VÃO ADORAR!!

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

MANTEGUEIRAS UM COSTUME CHARMOSO

No meu tempo de criança, mamãe comprava manteiga em lata, a marca se não me engano era "avião", tinha tambem matarazzo,e outras, ela tirava a manteiga da latinha e colocava na mantegueira...depois vieram as margarinas em tabletes, me lembro da Primor, os tabletinhos vinham dentro de uma caixinha, não me lembro bem, parece que eram quatro tabletinhos compridinhos, mamãe colocava na mantegueira, um a um...
Quando arrumava a mesa para o café, era o bule de café, o bule de leite e a mantegueira, já era bem grandinha quando o papai comprou a primeira garrafa térmica, era um luxo.
Hoje os potes de margarinas são práticos, e os jovens nem conhecem uma mantegueira...tenho uma só, mas não uso, mamãe tem várias, mas tambem não usa. São tão bonitas!  com flores, com bolinhas!...é pena que não se use mais!!!



aqui uma mantegueira e o açucareiro

olhem o formato desta que lindo!


Esta é maravilhosa!



Esta já é bem moderninha


Esta é linda, olha a galinha que gracinha!





A minha é igual a essa, a flor que é diferente

E voce tem o costume de usar mantegueiras?
Por mais que se dizem que é um costume muito antigo, a gente tem que concordar que é um costume
muito charmoso, não é?...bom...eu acho...
beijinhos

13 comentários:

  1. Tina, a minha ja foi a moderninha, mas nem uso, são realmente lindas, mas a pressa do dia a dia nos impede de desfrutar destas coisas lindas. O mundo mudou muito...esssa peça não veio nos meus jogos de chá.. e olha que tenho 27 anos de casada. Um beijão e ore por nos.

    ResponderExcluir
  2. Tina, também acho um charme as mantegueiras, mas você tem razão, quase ninguém usa mais pela praticidade do dia a dia.
    Eu também só tenho uma, mas fazem anos que não a uso.
    Estas aqui são lindas mesmo.
    Xeros

    ResponderExcluir
  3. Olá Tina!
    por aqui muito frio,nem tenho muita vontade de vir a net.estou sempre crochetando junto a lareira risos
    nem participei do chá que pena...as mantegueiras são um luxo ,pena que não usamos,ja tive uma inox quando morava ai,depois vim pra cá e nem sei quem ficou com ela ,irmã ou mãe .Mas tenho uma redondinha de loiça,foi presente do meu padrinho,essa guardo com muito amor.bj amiga

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina, aqui em Portugal é igual, se usava a manteigueira linda para colocar a Manteiga, mas agora com a vida corrida, normalmente se compra a margarina ou a manteiga em embalagens de usar e deitar fora...tambem existe no mercado rectangulos de manteiga para colocar em manteigueiras, parecem até mais saborosas (não se se é verdade ou se apela ao nosso inconsciente e ate nos sabe melhor) mas mesmo assim quando compro a dos rectangulos coloco num pratinho em forma de peixe que tenho de loiça e deixo as manteigeuiras da minha coleção (tenho uma colecao de manteigueiras de vidro antigas) juntinhas no armario. Tem uma manteigueira antiga no meu blog "armazemdevelharias.blogspot.com", dos inicios do seculo passado, dê uma passadinha lá
    e vai ver que a tradição é igual à vossa, alias penso até que tem uma manteigueira Portuguesa aqui nas suas fotos, pelo menos está parecida, é a terceira foto e parece ser da "Vista Alegre"...
    Beijinho grande Tina, tem resposta pro seu comentario lá no meu blog.

    Marilia Marques

    ResponderExcluir
  5. Tina querida você não vai acreditar,mais aqui na minha frente esta um latinha de 500g da manteiga Aviação,bem velhinha mais nem tanto uns 10 anos,guardei peçinhas de um joquinho de montar dos meus sobrinhos mais velhos e nesse domingo mexendo na casinha da bagunça trouxe para o pequeno brincar.Descobri a idade da latinha nesse momento 14 anos.Fotografei a latinha mas no momento de descarregar as fotos no pc as pilhas descarregaram.Amanhã ponho as fotos no meu cantinho pra você ver.Esta manteiga ainda existe e com a mesma embalagem e certamente com o gostinho da sua infancia,pq a minha teve muitos gosto mais o de manteiga e margarina não,pois nunca consegui comer.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. ...que lindo Tina, vim agradecer as palavras escritas no meu cantinho,e dizer que teu blog está lindo uma inspiraçao! obrigada amiga,um grande beijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá minha amiga Tina,
    Estou em falta com você,primeiro quero te agradecer muito suas palavras carinhosas no dia do meu aniversário de casamento,fiquei muito feliz, estou um pouco devagar com minhas visitas pois estou organizando uma confraternização no prédio onde moro e fazendo meus artesanatos e ajudando minha filha mais nova com a matemática de final de ano....Ufa estou só na correria e ainda tem que cuidar da casa, comidinha e tudo mais.....
    Um beijinho saudoso,
    Carla

    ResponderExcluir
  8. AHHHH!!!!esqueci de falar que aqui na minha casa eu uso muito a mantegueira na mesa ainda, eu gosto.

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga...adoro manteiga como toda boa mineira, né?
    Mas a parte de cima da minha manteigueira quebrou, ele é simples, de cerâmica de Andradas, agora só tenho a parte de baixo, mas uso mesmo assim.

    beijos
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)

    ResponderExcluir
  10. Bonitas demais!!! Você me inspirou com essa postagem. Aguarde minhanova postagem!? http://blogdamulherpensante.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Que lindas...a gente nem tem coragem de usar mais,viraram mimos para a cristaleira...nunca usei as minhas...engraçado...não tinha pensado nisso...rsrsrs.
    Bjs
    Deusa
    vasinhos coloridos

    ResponderExcluir
  12. OI, amiga querida !

    Muito lindas todas as mantegueiras daqui...infelizmente a correria do nosso dia a dia não nos deixa ter o capricho que deveríamos ter , né? Eu não tenho, mas acho lindoooooo!!!

    Beijão
    Helena
    http://diaadiacorridinho.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. tina, nossa querida ,essas manteigueiras me lembram a infância,momentos gostosos!!
    apareça nos mimos e participe do nosso concurso da pash!!!
    beijocas
    lula & Sol

    ResponderExcluir

SEUS COMENTÁRIOS ME FAZEM FELIZ