APRESENTAÇÃO

Visitando vários blogs de decoração,conheci o blog Brincando de casinha, da Mari Mello,conforme lia aquela postagem fui vendo que os meus sonhos poderiam tornar-se realidade,"a minha realidade".E resolvi fazer este blog, que ele possa tambem te ajudar a compreender que podemos decorar nossas casas simples ,com algo possível e muito amor,fazendo com que elas ,muitas vezes pequenas,como a minha, se tornem lugares bonitos e gostosos de se estar.
Que voce se torne uma seguidora deste blog.

Um grande abraço

Tina

Seguidores

VISITEM VOCES VÃO ADORAR!!

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

QUINTA-FEIRA - EFEITO VERDE

ALGUNS CUIDADOS COM SUCULENTAS

Quinta-feira passada a nossa amiga Elaine Canha do blog CASINHA DE TAIPA , fez um comentário e pediu alguma coisa sobre suculentas, tambem fiquei curiosa, já que adoro este tipo de plantas...tambem queria aprender, fui procurar e ...achei!...espero que seja útil para todas voces.

suculenta

Impossível não se apaixonar por elas! Fofinhas e com maravilhosas formas e cores, elas são as queridinhas do mundo das plantas.
Originárias em sua maioria de ambientes desérticos, onde predomina o clima árido e as altas temperaturas, elas desenvolveram características especiais para que pudessem se adaptar. Algumas têm uma espécie de "pêlo" nas folhas, outras uma camada de cera, ambas as coberturas previnem a perda de água armazenada nas seguintes estruturas: folhas, caules, ou ainda nos troncos e raízes.





Estas foram algumas considerações bem básicas, espero que tenham sido úteis.
um grande abraço
Tina





A capacidade de armazenar água e a grande resistência faz com que elas exijam pouquíssima manutenção. Geralmente basta um substrato bem drenado, no mínimo 4 horas diárias de sol e um bom regime de regas.
Para tê-las em casa por um bom tempo, basta seguir estas dicas:
Sua suculenta pode ser plantada tanto no vaso plástico como no de cerâmica, mas tenha sempre em mente que o plástico vai exigir um número menor de regas, pois ele não absorve a água como o de cerâmica, e consequentemente, permanece mais tempo molhado.
Aumenta o aproveitamento dos adubos colocados no solo, principalmente os NPK, pois as plantas terão maior capacidade de absorção.




Use um substrato bem drenado. Existem muitas recomendações de substrato, você pode encontrar uma que dê melhores resultados. Para isso teste em casa com suas mudinhas:

                             SUGESTÃO 1 -
1 parte de terra vegetal
2 partes de areia grossa


SUGESTÃO 2
1 parte de terra vermelha
1 parte de húmus de minhoca
1 parte de areia grossa
1 parte de carvão vegetal moído




As regas devem ser cuidadosas, uma vez por semana no verão, de maneira abundante, e uma vez a cada quinze dias no inverno. Não use pulverizadores para não formar um ambiente úmido em torno das plantas. Essa é só uma sugestão – você descobre a medida – se perceber que suas plantas estão murchando, aumente gradativamente a quantidade de água, caso as folhas da base começarem a apodrecer, diminua.
Deixe seus vasinhos ao sol, a maioria das suculentas gosta dele. As plantas que não tomam a quantidade necessária de luz ficam estioladas, tem sua aparência descaracterizada, a cor fica pálida e elas começam a apodrecer na base. Sempre observe o desenvolvimento e pesquise sobre as necessidades da sua planta, só assim ela vai ficará sadia e poderá oferecer toda sua beleza.
                                                        Fonte - JARDINEIRO.NET



          ALGUMAS IDÉIAS COM SUCULENTAS



sem-titulo-11





Não adube excessivamente seus vasos. O excesso de nitrogênio faz com que as plantas cresçam exageradamente e fiquem muito suculentas. A planta fica estiolada (comprida e magrinha) e com as portas abertas para o aparecimento de doenças.

Use 1 colher de café de NPK 10-10-10 a cada mês nos vasinhos e elas se manterão bonitas. Use também farinha de osso (1 colher de chá/vaso) uns 2 meses antes da floração.




14 comentários:

  1. Tina ! dá vontade de levar algumas pra casa, eu tenho poucas, mas lindas também, são bem fáceis de cuidar.... me apaixono qdo saem flôres!
    tenha um abençoado dia!
    abraços com carinho!

    ResponderExcluir
  2. oi Tina

    Adoro suculentas, teve uma época que tinha várias e quando fiquei na praia, meu marido acabou molhando demais e varias morreram...
    hoje molho com uma garrafinha daquelas de beber agua em academia, pra não correr o risco de molhar demais. A minha preferida é a dedo de moça que vc mostrou na primeira foto.

    bjus

    ResponderExcluir
  3. Oi

    Obrigada pela atenção!!!! O texto foi muito útil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. OLÁ QUERIDA, SEU BLOG ESTÁ TÃO LINDO ASSIM CHEIO DE SUCULENTAS, EU TENHO UMA QUE ESTÁ LINDA VOU ARRUMAR MAIS MUDAS. BEIJOCAS E ÓTIMA QUINTA FEIRA.

    ResponderExcluir
  5. Oi querida vim agradecer a visita ai eu adoro suculentas tenho umas por aqui também beijos.

    ResponderExcluir
  6. ainda ñ tenho plantinhas dentro de casa e acho que essas serão bem vindas para colocar na varanda!!
    obrigado pela dica!

    ResponderExcluir
  7. Oi, to com saudades! Nossa quanta dica boa, quando terminar ,minha reforma da parte externa da casa vou adquirir mutas, adoro verde.

    Beijos.

    marciaumdia.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Tina, obrigada pela aula sobre suculentas.
    Aproveito para te desejar um ótimo dia.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Oi Tina, ótimo seu post sobre suculentas. O ano passado eu fiz um curso de mini jardim o qual foi usado cactos e suculentas, plantamos eles em pratos de vasos, isso mesmo aqueles pratos que colocamos em baixo dos vasos. Elas são realmente apaixonantes, ficam lindas e não precisam de muita manutenção. Ah, obrigada pelo recadinho carinhoso que deixou em meu blog. Um beijo

    ResponderExcluir
  10. Oi,Tina!
    Adoro essas plantinhas! Elas sao muito interessantes e exoticas,ne?
    Mas agora, aqui em casa, eu tenho poucas delas... A minha sogra,quando fica por aqui, tem mania de regar muito as nossas plantinhas e quando eu dei conta perdi varias suculentas!Elas realmente nao gostam de exagero de agua e quando o tempo fica muito umido elas sofrem tambem...Mas sao plantinhas encantadoras e que emprestam ao ambiente um clima diferenciado.
    Muito obrigada,Tina, pelas dicas... Acho ate que vou arrumar mais umas plantinhas suculentas e tentar refazer a nossa colecao!

    Meu abraco cheio de flores do campo pra voce!
    Teresa

    ResponderExcluir
  11. Olá Tina, sua postagem está maravilhosa, linda.
    Ouvir atrás da porta rsrsrsrsrs, foi ótimo
    Para estas coisas serve nosso blog, né?
    Fica muito bom assar um franguinho no forno só com sal e uma cebola dentrodo frango. Ele pega o sabor da cebola, fica muito bom.
    Vou ver o que tenho aqui com frango ou peixe e mando para você.
    Beijo
    Maria Luiza (Lulú)

    ResponderExcluir
  12. Tina, minha amiga , eu que coleciono suculentas e vc que me faz um post explicativo destes ??? Hhehhehhe, maravilhoso, acho que deu pra ficar craque nelas.
    Muitas pessoas me pedem dicas como quantidade de agua etc.. Mas eu acho que tudo isso depende tb muito do lugar onde elas estao, as minhas ficam a maioria na rua,e no verao por ex, pegam muito sol o dia inteiro, ai tenho que molhar mais do que uma vez por semana, as vezes molho todos os dias dependendo da seca. Tb gsoto de observar a terra , ver se esta seca pra depois molhar.
    No inverno eu até esqueço delas pois tomam agua quando chove rsss. Fico preocupada mais no inverno já que a geada que cai aqui é bem intensa e tb pq muitas vezes chove tanto que enxarca demais.
    Por tudo isso que falo que se deve observar muito a plantinha , testar lugares em que elas se adaptam mais etc..
    Algumas eu tenho dentro de casa e ai as regras sao diferentes e seguem as dicas que vc passou no seu post.
    Eu matei muitas suculentas antes de conseguir manter as minhas bonitas como sao hoje. E olha que agora já tenho quase umas duzentas especies e já reproduzo com facilidade.
    As suculentas nao morrem por falta de agua pois acumulam agua , entao sempre recomendo verificar a terra e nao molhar demais.
    Outra coisa é que geralmente temos pressa em ve-las crescer e elas demoram rssss.
    Agora já nao sou mais ansiosa , de vez em quando pego uma mudinha linda e grande que já até havia me esquecido dela,rssss
    Pronto acabei fazendo um post aqui tb, kkkkk,mas como nao falar dessas maravilhosas plantinhas, me desculpe mas sou apaixonada hehehhe
    Obrigada pelo lindo post. Bjs Leila

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho algumas tb, estão plantadas numa pipa de vinho daquelas pequenas, que o meu marido serrou ao meio e encho de terra e lá estão elas, ladeando o meu portão!

    ResponderExcluir
  14. Hola Tina, me encantaron estas ideas, sobre todo las suculentas en la tacitas!!!
    cariños

    ResponderExcluir

SEUS COMENTÁRIOS ME FAZEM FELIZ