APRESENTAÇÃO

Visitando vários blogs de decoração,conheci o blog Brincando de casinha, da Mari Mello,conforme lia aquela postagem fui vendo que os meus sonhos poderiam tornar-se realidade,"a minha realidade".E resolvi fazer este blog, que ele possa tambem te ajudar a compreender que podemos decorar nossas casas simples ,com algo possível e muito amor,fazendo com que elas ,muitas vezes pequenas,como a minha, se tornem lugares bonitos e gostosos de se estar.
Que voce se torne uma seguidora deste blog.

Um grande abraço

Tina
relojes web gratis

Seguidores

VISITEM VOCES VÃO ADORAR!!

quinta-feira, 15 de julho de 2010

QUINTA-FEIRA - QUAL É O SEU ESTILO?


                                   ESTILO MINIMALISTA
                                           
Diz-se que o estilo minimalista terá surgido no período difícil pós-Segunda Guerra Mundial, altura em que muitas pessoas perderam tudo ou quase tudo e tiveram de aprender a viver com menos. O estilo minimalista é isso mesmo – ambientes cuidadosamente decorados para conter apenas o essencial, aliando a estética à funcionalidade, sendo que a segunda é mais importante do que a primeira. Há quem diga que o minimalismo é, acima de tudo, um lifestyle e, por isso mesmo, pode ser aplicado a qualquer estilo de decoração


Quem aprecia uma decoração minimalista vê na sua casa um oásis de tranquilidade, um verdadeiro refúgio do caos e confusão que marcam o mundo lá fora. A primeira regra de ouro no que toca ao estilo minimalista é a organização: tudo tem de ter o seu lugar e quando não estiver a ser utilizado, deve estar guardado, de preferência longe da vista.


A preservação do espaço e a difusão da luz natural é a chave para um ambiente minimalista bem conseguido – aliás, podemos ir mais longe e dizer que estes dois elementos são a base deste estilo decorativo


Linhas estreitas e simples dominam o ambiente minimalista, quer em termos de traços arquitectónicos, quer em termos de decoração. As janelas são lisas e sem peitoris, os rodatetos e rodapés são planos, o chão é preferencialmente revestido num material sem quebras e completamente polido; o mesmo se diz dos armários da cozinha, lacados e com um efeito glossy e das bancadas revestidas a granito polido.


Se no que toca ao estilo minimalista menos é mais, esta máxima também se aplica à paleta de cores, que se restringe ao branco, preto, cinzento e alguns tons neutros (castanho, azul, verde…). Quanto mais claro melhor, porque permite jogos de luz que engrandecem o espaço. Se o próprio minimalismo é, em si, dramático, não necessita de adicionar cores muito vibrantes à decoração – estas contribuiriam apenas para um maior “ruído visual”.


Toda a mobília pensada para um ambiente minimalista deve ser extremamente clean. Se tiver espaço suficiente para ser admirado, o mobiliário, para além de ser funcional, torna-se igualmente decorativo. Algumas dicas para potenciar o mobiliário enquanto elemento de design minimalista é a escolha de formas geométricas muito imponentes e até algumas assimetrias – a junção com outros elementos e a disposição correcta produz o impacto – embora pareça contraditório – que só o minimalismo consegue.


Muitas vezes, até as portas, armários e gavetas são “despidas” de puxadores, optando-se antes pelo sistema de click-clack ou então por portas de correr. Evitam-se as prateleiras abertas, mas se existirem são poucos os objectos que se dispõem sobre as mesmas.



Os electrodomésticos e equipamentos electrónicos podem representar um grande investimento quando se trata de decorar um estilo minimalista, porque uma vez que não existem muitos elementos puramente decorativos neste tipo de ambiente, estes acabam por assumir o papel de um objecto de design ou até de obra de arte.


Em termos de iluminação artificial, o estilo minimalista dispensa muitos candeeiros, quer sejam de mesa, de tecto ou de parede, uma vez que todos estes ocupam espaço e reclamam atenções. A escolha acertada passa por focos embutidos, cuja intensidade possa ser facilmente regulada.


A sofisticação do estilo minimalista dispensa texturas e padrões desnecessários, preferindo antes manter todo o ambiente o mais “despido” possível. Tirando os sofás, tapetes e têxteis reservados ao quarto e casa de banho – preferencialmente lisos e suaves – este tipo de decoração não vê a utilidade de muitas texturas e padrões que servem apenas para “encher” o espaço. Nem as janelas são decoradas, mantendo-as preferencialmente sem cortinas para permitir a entrada de luz natural – quanto muito, opta-se por estores simples ou blackouts.


Os materiais privilegiados na decoração minimalista são a madeira, vidro, inox, cromado, espelho, pele, mármore e granito. No chão, o destaque vai para a madeira, linóleo, betão, pedra ou ladrilho natural.

As paredes também são apreciadas tal e qual são, excepto por um ou dois quadros ou molduras realmente impressionantes, mas não tanto que ofuscam a beleza do espaço como um todo.


Em termos de elementos decorativos, o estilo minimalista é fã de superfícies lisas e “despejadas” de objectos desnecessários. Isto não quer dizer que não possa existir uma única jarra, passepartout, livro ou escultura sobre uma mesa ou estante, mas sim que essas peças não devem ser escolhidas para encher o espaço, mas antes porque são, em si só, uma afirmação ou então porque são absolutamente essenciais para o dia-a-dia.


Uma bonita planta numa esquina da sala, uma jarra com ramos de árvore ou uma orquídea em flor sobre uma mesa são sempre boas escolhas, até porque emprestam uma lufada de ar fresco e um pouco de vida, mesmo aos ambientes mais minimalistas.

Gostaram do estilo minimalista?
É este o estilo que voce gosta?
Quinta-feira que vem tem mais
QUAL É O SEU ESTILO ?
Espero por voces
beijin

7 comentários:

  1. Não gosto nem desgosto! Não sei, acho que na minha maneira de ver não se adequa a todos os espaços, eu sou muito de coisas fisicas, em que possa tocar, olhar, cheirar, gosto de ter coisas que me façam lembrar de algo espalhadas pela casa, mas por ex. em espaços da casa que são usados por mais pessoas, aí acho que esse estilo se adequa melhor, por ex. um quarto de hóspedes, um banheiro. Enfim, acho que em certos casos é uma boa opção!
    Mas adorei as fotos, é sempre bom a genta estar a par dessas tendências e ir se modernizando kekekeke!
    Um beijo
    Silvia

    ResponderExcluir
  2. Tina,

    É bonito, e durante um tempo preferi um estilo assim, hoje não. Tenho dependência por coisinhas bonitinhas espalhadas pela casa, frufrus e bolinhas em qualquer objeto. Meu marido diz que estou em crise por só conviver com homens em casa e precisando de uma menina, rsrs.
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Minha amiga..aqui estou eu!!
    Vim te ver e deixar meu super carinho por você!!
    Estou em férias...com visitas e muita coisa pra fazer, mas 'coisas' boas e gostosas!!rsrs..se não, não é férias, não é?
    E você como vai? Muito frio? Começou de novo uma nova frente fria...estou planejando ir a Minas, mas estou protelando por causa do frio...
    Não gosto muito deste estilo, apesar de ser mais prático...mas prefiro o rústico, o romântico, o simples, o shabby.
    Beijos e já vou levar meu selinho...obrigada!!
    Mª Rita(Janelas e Caminhos)
    Seu blog está bombando amiga..parabéns!!

    ResponderExcluir
  4. Oi Tina.
    Ess estilo é bom pra quem não gosta de tirar pó.
    Pra mim não dá!
    Parece até com anti-sala de hospital.
    Beijos, Karla Santos.

    ResponderExcluir
  5. Oi Querida, tem uma homenagem e um selinho pra vc em meu blog!
    Vc é minha grande incentivadora!
    Bjs!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá Tina,
    fiquei feliz com sua visita e seu comentário do decoupage, sabe de uma coisa eu tenho certeza que você vai fazer muita coisa legal ainda,porque eu também comecei assim com muita vontade e é o que você tem bastante, vontade....
    Adorei a cozinha amarelinha.

    ResponderExcluir

SEUS COMENTÁRIOS ME FAZEM FELIZ